SMTR - Secretaria Municipal de Transportes Trânsito
Prefeitura estabelece novos horários para tráfego de caminhões na Linha Amarela

Nova regra vale a partir do dia 15, de 6h às 10h e de 17h às 20h

13/12/2010

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) proíbe a partir desta quarta-feira, dia 15, a circulação de veículos de carga ao longo da Linha Amarela de 6h às 10h e de 17h às 20h, no mesmo período estabelecido pelo Decreto 29.231, de 24 de abril de 2008, da Prefeitura do Rio, ao instituir as regras de restrição ao tráfego de caminhões no interior da área delimitada pela orla marítima e nas principais vias da cidade.

A Linha Amarela recebe um volume de 100 mil veículos por dia, nos dois sentidos. Desse total, 9 mil são caminhões, dos quais 3 mil cruzam a Praça do Pedágio, segundo a Lamsa, concessionária que administra a via.

A via expressa e acessos terão sinalização informativa com os horários restritivos.

Desde julho de 2007, caminhões, reboques e semi-reboques estão proibidos por portaria da SMTR a circular ao longo da Linha Amarela nos dias úteis, entre 6h30m e 9h30m, no sentido Barra-Fundão e entre 16h20h e 20h no sentido Fundão/Barra. No novo horário, a proibição, na parte da manhã, quando é mais intenso o tráfego de veículos de carga, fica antecipada, aliviando o corredor expresso.

A restrição não será aplicada aos seguintes tipos de veículos:

Socorro e emergência, previstos no artigo 29, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O inciso diz que os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade no trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente.

Prestadores de serviços de utilidade pública, mediante enquadramento no disposto no artigo 29, inciso VIII do CTB, na forma estabelecida pelo Contran, quando em atendimento na via, gozam de livre parada e estacionamento no local da prestação do serviço, desde que devidamente sinalizados.

Transporte de mudança residencial

Transporte de combustíveis e lubrificantes que abastecem os aeroportos da cidade.


SINDICAM RJ - 2011 - Todos os direitos reservados - Rodovia Presidente Dutra, 555 - Parada de Lucas - RJ / (21) 2471-2202
Arte: Carlos Mamede (21) 9789-0129